domingo, 11 de novembro de 2012

Inhotim

Hoje o post não será sobre um prato delicioso ou um restaurante bacana, mas sim sobre Arte. Dizem que a Arte é o alimento da Alma, então está tudo em casa.

Em uma viagem a trabalho vi uma reportagem no avião sobre Inhotim, um Instituto de Arte Contemporânea que fica em Brumadinho e quando tive oportunidade fui logo conhecer. Além de galerias  e obras de arte ao céu aberto, o parque é incrivelmente lindo. Os jardins e o paisagismo tem influência de Burle Max, tudo muito organizado, bonito e diferente.


Inhotim ocupa uma área de mais de 1 milhão de m² e era propriedade particular do empresário Bernardo Paz que idealizou o lugar e o transformou no Instituto que é hoje ao longo das décadas de 1990 e 2000. O acervo botânico do parque é incrível com 4.500 espécies de plantas e 5 lagos ornamentais. Além da constribuição social para região com a geração de mais de 1.000 empregos.

  

O mais interessante é que as obras de artes e galerias surgem durante o passeio de maneira despretensiosa, enquanto você caminha por um jardim se depara com uma escultura ao ar livre ou é direcionado para uma galeria. Nessas galerias, a arte é muito interativa, através de nossos sentidos: visuais, como uma casa totalmente vermelha (Cildo Mereilles); auditivos, 40 caixas de som espalhadas em uma sala cantada pelo coro da catedral de Salisbury (Forty Part Motet), cada voz saia em uma das caixas;



A gastronomia também é elogiada, são dois restaurantes, lanchonetes, cachorro quente, omeletes. Como estava com pouco tempo, almocei uma omelete em uma das lanchonetes, estava muito bem feita com alho-poró, queijo minas e champignon. E o preço justo. 

Enfim, o lugar é enorme, impossível de conhecer tudo em um dia só. A dica é chegar cedo para poder aproveitar bem o dia, o lugar tem vários restaurantes e tem áreas super agradáveis para descansar. Além disso, Inhotim é cheio de vibrações e energias positivas, vale a pena visitar com tempo.


Inhotim fica em Brumadinho a 58km de Belo Horizonte. Abre todos os dias, das 9h30 até as 16h30 e nos domingos e feriados fica até 17h30. No feriado a entrada inteira sai por R$ 28,00 para adultos. Não se paga estacionamento.
Para maiores detalhes, de visitas, como chegar, vale a pena visitar o site de Inhotim: http://www.inhotim.org.br/

Para chegar lá, você pode ir de ônibus desde o aeroporto, de táxi (parecem que cobram R$ 220,00) ou alugar um carro. No caminho não tem tantas placas, por isso vale se munir de um GPS e Google Maps. 
Para fazer o post, encontrei essa matéria no NY times, muito interessante:

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Chez MIS

O Chez MIS é o bistrô que fica no Museu de Imagem e Som, e por isso é um lugar super descolado e cool. Ótimo para ir de casal, mas também um lugar super ‘luluzinha’, lugar perfeito para uma reunião com as amigas. Super moderna a decoração, o restaurante é todo de vidro, o que faz ser um ambiente muito bonito!
 



O lugar é sempre cheio, por isso vale fazer uma reserva, mas com certa antecedência pois as mesas que podem ser reservadas são limitadas. Caso não tenha reserva, a dica é chegar antes das 21h!

Além de ser lindo o lugar, a comida é incrível. Não são tantas opções, mas as que tem são fantásticas! E os drinks também fazem sucesso, segundo o próprio local fazem o melhor Blood Mary de São Paulo e quem provou concorda!

De entrada, as bruschetas eu recomendo! Pedimos duas, uma de queijo de cabra com uva, pistache e mel orgânico e a outra de mussarela especial, molho de tomates orgânicos, presunto cru serrano, azeitona e folhas de basílico.

De principal eu adorei e repeti o Risoto de Cogumelos (arroz cateto, amêndoas torradas, brócolis e creme de queijo de cabra) perfeito, nem tão forte nem tão pesado! Outra boa pedida é o Nhoque rústico também é uma delícia (Nhoque recheado de mussarela, creme de parmesão e farofa de pão).
Risoto de Cogumelos
 
Nhoque Rústico
Um prato que é bastante recomendado pelos guias de gastronomia da cidade é o Hamburguer à milanesa! Esse vai ficar para a próxima!

E de sobremesa a mousse de chocolate belga é simplesmente maravilhosa, mas divida com alguém!

O Chez MIS foi eleito pela Veja SP como a melhor novidade de SP de 2012, super aprovado e espero que continue por muito e muito tempo! É um lugar que merece ser visitado inúmeras vezes.

Onde:
MIS - Avenida Europa, 158
11 - 3467 3411
http://chez.com.br/chezmis/

Foto do Risoto de Cogumelos foi retirada do Google, vindo do Blog Villua e do nhoque também foi retirada do Google.
 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Receita: Risoto de Damasco com Brie

Você vai precisar de:
2 xícaras de arroz arbóreo 
150g de damascos secos picados em cubos
125g de queijo brie picado em cubos
1 cebola pequena picada 
80 g de queijo ralado 
250 ml de vinho branco seco 
1 tablete da caldo de legumes 
2 colheres de sopa de manteiga 

Como fazer:

Coloque os damascos picados em um recipiente e cubra com o vinho. Frite o arroz com a cebola picada na manteiga. Quando perceber que o arroz deu uma leve grudada no fundo jogue o vinho branco (aquele do damasco). Quando o vinho estiver quase seco, acrescente o caldo de legumes e água quente. Ponha o suficiente para cobrir o arroz e mais um pouco. Continue mexendo e vá acrescentando a água. Quando estiver quase aldente, abaixe o fogo, coloque os damascos  e o brie e volte a mexer. Desligue o fogo, adicione o queijo ralado. Tampe a panela e deixe descansar por uns 3 minutos.

Aproveite!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Curso de Culinária Italiana

Vou contar um pouco do curso que fui fazer de culinária italiana. Sempre tive vontade de conhecer como são os cursos e daí vi uma promoção nesses sites de vendas coletivas e resolvi fazer.

Foi um sábado, cerca de 6h, super rápido para aprender tudo, mas ótimo para aprender algumas coisas básicas. O foco foi principalmente nos molhos, aprendemos a fazer o molho napoletano, funghi, carbonara entre outros. Meu grupo ficou com o molho napoletano, no começo queria um molho mais diferente, mas depois vi que seria ótimo aprender a fazer um bom molho de tomate. Afinal não tem quem não goste, é saúdavel e amigo das dietas. Mas aproveitei para aprender direitinho o molho funghi seco que eu eu amo e não tinha idéia de como cozinhar com o funghi.

Outras dicas interessantes foram relacionadas às massas, fizemos a massa fresca e aprendemos a cortar nos diferentes formatos: capeletti, ravioli, mezzaluna. Fazer a massa não é difícil, o problema é que hoje em dia não temos tanto espaço em casa para fazê-las e apesar de fácil, fazem a maior sujeira. No curso fizemos a massa com farinha e ovo, aprendi que a massa pode ser feita somente com água...ela vai ser mais rica de acordo com os ingredientes utilizados. Outra coisa que não sabia e aprendi lá foi que nunca se coloca sal na massa, somente no molho...nem para cozinhar o macarrão quando compramos em casa. Para se ter uma noção em relação a quantidade, calcule de 80 a 100 gramas de macarrão cru por pessoa.



Uma dica bacana também, é fazer ravioles ou outras massas recheadas com a massa de pastel comprada, segundo o chef do curso isso é muito utilizado nos restaurantes e o resultado final é ótimo! Ou seja, é uma boa dica se você quer fazer a massa pelo recheio, mas não quer sujar sua cozinha inteira de farinha.

Vou deixar aqui a receita do molho napoletano e as quantidades para fazer a massa:

Molho Napoletano
100ml de azeite
50g de alho picadinho
800g de tomate sem pele e sem semente cortado em cubos pequenos
Manjericão
Orégano
Molho ao sugo
Sal e pimenta do reino

Refogar o alho no azeite, acrescentar o tomate. Quando estiver bem apurado colocar o orégano, manjericão, o molho e temperar. Daí é só servir!

Massa
Para 1kg de farinha de trigo de 8 a 9 ovos. Amassar até obter uma massa lisa e homogênea.

O chef do curso tem algumas receitas em um blog, todas que eu olhei achei boa de fazer...sem ingredientes muito dificeis de se achar! Estão todas separadas por países.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Receita Brigadeirão

Faz tempo que não escrevo aqui, mas vou voltar ... como retorno vou colocar aqui a receita do brigadeirão que minha mãe faz e é incrível! E o melhor fácil de fazer.
Fica a dica para a sobremesa!


Brigadeirão

2 latas de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 xícara de 200 ml (mais ou menos) de chcolate em pó
1 colher rasa de manteiga
4 ovos
Bater tudo no liquidificador.
Colocar em uma assadeira redonda, untada com manteiga e chocolate em pó. Assar em banho maria. Quando estiver firme, deixar esfriar e desenformar, finalizar com granulado e colocar na geladeira. O ideal é servir frio.

PS: Para variar não tenho foto, peguei essa que é bem parecido com o que minha mãe faz no google, só para abrir o apetite....

terça-feira, 17 de abril de 2012

Feira na madrugada com chefs badalados

Olha que bacana que vai acontecer em SP, uma feira de comida de rua preparada por chefs renomados. O evento acontece na madrugada de sábado para domingo (de 21 para 22 de abril) em Higienópolis.

Os chefes participantes:

- Alexandre Leggieri/Herbert Bierwagen (Cannoleria) – Cannoli
- Carlos Ribeiro (Na Cozinha Restaurante) - Buraco Quente (sanduíche com molho de carne moída)
- Checho Gonzales (Cebicheria Gonzales) - Anticuchos e Cebiches
- Daniela Bravin (Bravin) - vinhos e coquetéis
- Dagoberto Torres (Suri Ceviche Bar) - Arepas
- Deepali Bavascar (Sabores da Índia) Samosas vegetarianas
- Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) - Sanduíche de carne seca, queijo de cabra, tomate e rúcula
- Janaina Rueda (Bar da Dona Onça) - Arroz de puta rica
- Lourdes Hernandez (Casa dos Cariris) - Tostadas, Margaritas e Micheladas
- Marcos Carnero (Pão filosófico) - Pães
- Pipa/Kerstin (Comida de Papel) - Hambúrgueres
- Rene Aduan Jr. (Alma Rústica Gastronomia) - Defumados e Hidromel
- Tibira (Caos) - coquetéis

Onde??

O MercadoData: entre os dias 21 e 22 de abril
Horário: das 0h às 5h.
Local: Sal Gastronomia
End.: Rua Minas Gerais, 352 - Higienópolis - Zona Oeste - São Paulo.
Grátis – paga-se só o que se consumir nas barracas


Mais detalhes: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/noticias/2873-petiscos-gourmet-a-precos-acessiveis-sao-a-atracao-do-o-mercado
E algumas fotos aqui: http://blog.guidu.com.br/variedades/feira-na-madrugada-galeria-de-arte-chefs-musica-e-cultura-de-rua/

Receita: Caldo Verde

Já está começando a esfriar (pelo menos essa semana em São Paulo estamos tendo temperaturas mais amenas) e o tempo é ótimo para uma sopa! Principalmente a noite, é levinha, saborosa e nos aquece.

Uma bem gostosa é o caldo verde, tenho uma receita fácil e rápida de fazer. Para isso você precisa dos seguintes ingredientes:

- 4 batatas
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho e cebola para refogar
- 250 g de paio
- 1 maço de couve
- sal e pimenta do reino a gosto

Primeiro é preciso cozinhar as batatas descascadas com a cebola, e já com o sal na água. Em seguida, bata as batatas e a cebola no liquidificador com um pouco de água. Prepare o paio, refogando-o com cebola e alho, não precisa deixar muito tempo, pois ele já vem defumado. Fatie o maço de couve, bem fininho e deixe separado. Volte o creme de batata para a panela em fogo médio, acrescente o paio e a couve, e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe a couve cozinhar um pouco e aproveite!

Fica ótimo acrescentar queijo ralado e pãeszinhos para acompanhar!

Bon Appetit!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ovos de Páscoa 2012

A Páscoa já passou, mas os ovos ainda estão ai! Esse post é para falar um pouco dos chocolates que provei e amei! São muitos chocolates, mas não comi todos sozinha e também não são todos meus...ah e ainda tenho chocolate!

Vou começar pelo ovo de Páscoa Talento de chocolate branco com frutas vermelhas, eu simplesmente amo esse ovo! Ele é doce na medida certa e com o azedinho das frutas vermelhas para balancear, no meio do chocolate parecem umas frutas desidratadas. Tem pedacinhos da fruta pela casca! É uma pena (ou sorte??? Os regimes agradecem) que esse chocolate não apareça o ano inteiro (tem um tablete de edição limitada, mas é um pouco difícil de encontrar!).

Eu adoro chocolate branco, mas as vezes ele é muito doce! Esse está entre os top 5 dos chocolates favoritos.



Outro que adorei foi o Mundy! Esse chocolate é uma delícia, e o meio amargo dele não é aquele simplesmente amargo...parece um chocolate mais forte! Os bombons são uma delícia, veio dois de cada tipo de Mundy!


Os ovos caseiros sempre tem um sabor especial, são surpreendentes. O ovo de gianduia com chocolate belga da Torteria Haguanaboka de São José dos Campos é recheado com pasta de avelã e amendôas, o sabor é incrível..lembra aquele chocolate Guylian (de formato de animais marinhos). Na foto abaixo, ele é o 4º da esquerda para a direita (eu nunca lembro de tirar fotos para o blog, depois preciso procurar na internet...nem sempre tem o que queremos)


Essa Páscoa foi o recorde de variedades de chocolates. Tem ainda o ovo de bicho-de-pé da Pati Piva, o ovo além de delicioso, é simplesmente lindo. É feito como chocolate branco, a casca é recheada de bicho-de-pé e por fora tem uma camada bem fininha de bicho de pé coberta por açúcar cristal! Ele é bem doce, ajuda a comer devagar e não explodir em calorias!



Uma marca de chocolates que não conhecia e adorei é a Premium Chocolates. O ovo de chocolate ao leite é uma delícia, amo doces recheados e melecados, mas chocolate ao leite é o meu fraco...quando tenho vontade de comer chocolate, logo penso em um bom chocolate ao leite! Dessa marca ainda, provei o recheado com mousse de maracuja, muito bom também...faz o mesmo contraste das frutas vermelhas com o chocolate branco, o azedinho da fruta deixa o chocolate especial.


E por fim, a surpresa dessa Páscoa, inclusive ganhou o prêmio de melhor ovo de colher da Veja SP. É o ovo recheado com brigadeiro crocante da Confeitaria Dama! Maravilhoso! O brigadeiro é delicioso, parece aqueles brigadeiros de festas de casamentos, indescritível! A casca de chocolate tendendo ao meio amargo..não é tão doce, é na medida certa, sendo impossível de parar de comer!

Quando saiu a reportagem (http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2262/teste-dos-ovos-de-colher) fiquei super curiosa, o teste foi feito por renomados chefs, que estavam de olhos vendados e apenas pelo saber elegeram o melhor!





Esses foram os chocolates que provei, eu amo doces, principalmente chocolates! Me divirto provando os chocolates diferentes e as novidades, mas não abro mão dos que eu gosto! Espero que tenha dado muita aguanaboca!


Torteria Haguanaboka
Em São José dos Campos, SP, essa doceria é uma delícia, com bolos e tortas fantásticos!

Pati Piva
Essa doceria é super fofa e deliciosa, com estilo provençal os chocolates e trufas são maravilhosos. Qualquer dia faço um post só para ela. Para terem um gostinho e ver do que se trata, visitem o site...é maravilhoso, encantador!

Confeitaria Dama
Em Pinheiros, o lugar é pequenininho e charmoso. Tudo que provei de lá é delicioso!

Premium Chocolates
Especialista em chocolates, tem uma variedade enorme de chocolates!






domingo, 8 de abril de 2012

Delícias de Páscoa

O período da Páscoa é tempo de pensar em renovação, paz e amor. Devemos fortalecer os nossos sonhos, estar em paz com as nossas escolhas e planejar as mudanças daquilo que não estamos muito satisfeitos. 

Nesse período também somos cercados de guloseimas, como os ovos de páscoa, os almoços em família, as colombas pascais....E hoje resolvi escrever  um pouco sobre as coisas boas que provei nesse período.

Hoje vou falar das colombas. Duas colombas que experimentei e super aprovei esse ano foram: o Bolo de Páscoa da Havanna com chocolate e doce de leite e a Colombina de Bicho de Pé da Amor aos Pedaços.




O Bolo de Páscoa da Havanna é super recheado com o doce de leite que é uma delícia, muito saborosa! Aliás, como tudo da Havnna é simplesmente fantástico, o doce de leite de lá é realmente uma delícia.

A colombina do Amor aos Pedaços é toda diferente, tudo vem separado e é você quem monta: vem o bolo, uma bisnaga de bicho de pé, uma espátula e açúcar cristal. Daí faz os furos no bolo, recheia os buracos com o bicho de pé e depois cobre todo o bolo com o bicho de pé e finaliza com o açúcar cristal! Fica simplesmente maravilhoso! Como sobrou bastante bicho de pé na bisnaga (acho que coloquei pouco no bolo), colocamos direto no prato...incrível!

Esses dois só não agrada àqueles que não gostam de muito doce ou coisas melecadas, para os demais...impossível não lamber os dedos!




sábado, 7 de abril de 2012

Gelato de Páscoa

Tem um lugar em Campinas que é um charme só, o Gola Gelato e Caffé. Vou lá geralmente para tomar café e bater papo, mas pela primeira vez experimentei o sorvete. Achei incrível, é o típico gelato italiano, super saboroso e cremoso. Experimentei o de chocolate, ferrero rocher e de limão. E pelo que vi no site a proposta é fazer um sorvete artesanal, com ingredientes de altíssima qualidade e aparência de dar aguanaboca!


Além de tudo, o lugar é bem legal e agrádavel. Com mesas ao ar livre para os dias mais quentes e dentro um ambiente leve e bem decorado. Além dos sorvetes são servidos doces e cafés, aliás há uma série de variedades do cafe, quente ou gelado, puro, capuccino, milk shake de café...etc Vale conferir no site as variedades.





"Derivado do italiano clássico golosità, o termo Gôla é uma síntese para tudo o que nos remete a doces, iguarias e guloseimas, daquelas que só de pensar já fazem nossa boca salivar. Gelatos especiais, cafés diferenciados e confeitos caseiros. Este é o propósito da Gôla, nos levar de volta aos tempos da infância, quando gulodice não era pecado."

Huum, essa explicação é de dar aguanaboca! Vale a visita, mesmo não sendo tão barato!


Gola Gelato e Café
Rua Sampaio Ferraz, 322, Cambuí, Campinas, SP
Fone: 19 3294 2027

Receita da semana: Risoto Zucchini com Limão Siciliano

Hoje resolvi fazer um risoto de abobrinha com limão siciliano. Amo risotos e gosto de tentar fazer novos sabores.
O risoto é simples de fazer e fica uma delícia, além de não ser muito calórico. Para esse você vai precisar dos seguintes ingredientes:

- 2 abobrinhas italianas
- 2 cebolas pequenas picadas
- dente de alho
- 1 tablete de caldo de legumes
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 limão siciliano
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 100g de queijo ralado

Para preparar você precisa começar pela abobrinha:  refogue a cebola e o alho e acrescente a abobrinha, tempere com sal e pimenta do reino, a gosto. Mexa bem e acrescente metade do suco de limão siciliano. Deixe cozinhar, mas que fique com uma consistência firme e reserve.

O preparo do arroz é comum a todos os risotos: refogue a cebola, na manteiga de preferência, e acrescente o arroz, refogue um pouco mais e coloque o vinho branco. Em seguida, vá mexendo e acrescendo a água fervente com o caldo de legumes dissolvido. Quando o arroz estiver um pouco cozido, acrescente metade da abobrinha refogada, continue mexendo e acrescentando água fervente até o arroz cozinhar. Quando estiver cozido, acrescente o restante da abobrinha, a outra metade do suco e o queijo ralado, misture bem e está pronto!

Ficou uma delícia! Se quiser fazer um risotos de queijos é só preparar o arroz da mesma maneira e ir acrescentando os queijos de preferência, pode colocar também o presunto cru e aspargos.

Não tirei nenhuma foto do risoto pronto, mas encontrei essa na internet para ter uma idéia, afinal para começar é preciso comer com os olhos:


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Apoio ao Tableshare!

Pessoal,

dois amigos estão participando de um Realty Show na Campus Party sobre empreendedorismo! A tarefa de hoje consiste em conseguir 200 Like/Curtir no seguinte link http://www.facebook.com/pages/Tableshare/240683972680310?sk=info 


"O Tableshare será uma maneira nova, fácil e segura de trocar experiências gastronômicas com amigos e pessoas conhecidas. Se você gosta da ideia curta a página!!!

Tableshare is a new way to share food experiences with friends and other people. If you like the idea like the page!!!

Le Tableshare est une nouvelle manière de partager experiênces gastronomiques avec des amies ou d'autre persones. Si vous aimez bien l'idée like notre page!!!"



O blog apoia super essa idéia, afinal gastronomia é nosso assunto favorito!

Boa sorte!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lasanha de Beringela

Ainda na dieta, afinal impossível sair dela do dia para noite atingindo o objetivo proposto, vou falar de um prato que aprendi a comer recentemente. Tinha preconceito, mas depois de comer na casa de um casal de amigos aprendi a comer e fiquei fã! Além do que é light e super apropriada para o jantar (só tem proteína!).

É a lasanha de beringela, feita pela Marília! Pareceu ser tranqüila, mas precisa caprichar no molho de tomate para dar aquele sabor.

Pelo que vi (depois posso buscar mais detalhes) para fazer precisa fatiar a beringela em rodelas de cerca de 1cm e deixar de molho por uns 15 minutos na água com sal, em seguida é só montar a lasanha com molho de tomate, presunto e mussarela.

Vou tentar fazer (como uma lasanha com massa normal), minha idéia é colocar em uma assadeira o molho de tomate, começando pela camada de beringela, mais um pouquinho de molho, camada de presunto, mais molho, camada de queijo, mais molho, repete tudo isso e finaliza com uma generosa camada de queijo, e como ninguém é de ferro, polvilhar com parmesão ralado e levar ao forno! Depois é só servir!

Como a idéia só comer proteína a noite, o ideal é um molho de tomato ao sugo....mas também pode ser feita com molho bolonhesa.

Lasanha de beringela (Fonte: Google)

Aproveite!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fechando a boca

O fato é...comer de tudo e sem limites, engorda! E precisamos sempre estar alertas para não ficar fora de controle!

Portanto, esse blog está de dieta! Vamos focar em coisas leves e saudáveis que se dão super bem no verão! O melhor a fazer é focar nos alimentos leves como frutas, legumes e saladas, tudo na medida certa, sem exageros! Mas também sou contra as dietas radicais que trazem efeitos rápidos, mas que não são sustentáveis no longo prazo.



Uma dieta que conheci e gostei muito é a dieta dissociada, que consiste em nunca misturar carboidratos e protéinas e evitar o açúcar! Para saber mais clique aqui, vale a pena conhecer é uma dieta feita por um endocrinologista!

Vou tentar seguir essa daí, tendo como principal objetivo não comer carboidratos depois do almoço, evitar os doces durante a semana e comer de 3 em 3 horas. Além é claro dos exercícios, para isso colocar uma meta para ter o foco!

Uma dica para começar, é o jantar...deixar uma salada já lavada em casa com alface, tomates (ou tomate cereja), palmito e peito de peru, fica uma delícia e super levinha! Ou ainda, preparar um refogado de abobrinha ou brócolis. Para quem fica fora de casa todos os dias, a atenção é redobrada pois são muitas tentações ao longo do dia! Evitar alimentos gordurosos e o excesso é a melhor saída.

O mais importante é ter vontade e criar hábitos saudáveis, todos nós sabemos quais são nossos excessos e onde engordamos! Abrir exceções ao combinado (com nós mesmos) faz qualquer planejamento fracassar, pois sempre encontramos um bom motivo para fugir do regime!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Bárbaro

Estava meio sumida do blog, mas é que não é tão fácil escrever aqui sem estar de férias. Para voltar resolvi escrever sobre o Bárbaro, um bar típico argentino que fica na Vila Olímpia, em uma travessa da João Cachoeira.

O bar é pequeno e super agradável, com decoração aconchegante e tipicamente porteña. Os pratos seguem a tradição argentina, lá são servidas deliciosas empanadas, com uma massa levinha e fantástica. Além do recheio super bem temperado. Minhas favoritas são jamón, queso y tomate e a de frango.

Empanadas do Bárbaro
Outra coisa maravilhosa que tem lá são as empanadas gourmet, são feitas como massa de pizza e servidas quentinhas. Tem diversos sabores, todos apetitosos. Pedi uma de matambrito com requeijão.

O matambre é uma forma de preparar a carne com a capa da costela, só a parte macia, o nome vem da combinação em espanhol de 'mata' e 'hambre', significa matar a fome. É feita em geral com legumes e parece um rocambole, mas na nossa empanada estava só a carne e desfiada - maravilhoso!

Empanada Gourmet
De aperitivos também morcilla, chorizo (nossa tradicional linguiça), chorizo de cordeiro (não provei, mas vai ficar para a próxima). Por fim, o pedido foi as empanadas, empanada gourmet e o chorizo que acompanhava um molho de mostarda. E para acompanhar tudo isso, chimichurri, aquele molhinho fantástico perfeito para acompanhar carnes, mas que fica bom com qualquer coisa. É muito usado na Argentina e Uruguai.

Lá também tem todos os cortes tradicionais de carne argentino - assado de tira, bife ancho, vacío.. Pode ser pedido um prato para almoçar ou jantar. Tem diversas saladas que parecem ótimas. Mas sempre fico com as empanadas ou porções, são 'bárbaras'.

Ás sextas feiras tem show de tango, com dançarinos. O lugar fica a cara de Buenos Aires! 
O lugar costuma lotar e é pequeno, vale reservar antes de ir, ou chegar cedo para garantir a mesa. O preço não é muito barato, nem tão caro (lembrando que às sextas tem o couvert artístico). Vale pelo lugar e pela boa comida.


Bárbaro
http://www.barbarorestaurante.com.br/ / contato@barbarorestaurante.com.br
Rua Dr. Sodré, 241
11 3845 7743

Fim do Bambi

Hoje estava lendo notícias e me deparei com uma muito triste. O Bambi, aquele restaurante árabe que já comentei aqui, fechou as portas.

Ele foi fundado em 1951 e é a segunda vez que fechou! Estava aberto no endereço do Itaim desde 2009 e no dia 29 de janeiro de 2011 encerrou as atividades. O motivo alegado é o valor do aluguel, que era de R$ 17 mil e o proprietário do local estava pedindo R$ 35 mil para renovar (os aluguéis em São Paulo estão a preços absurdos, sei bem como é).

Assim, manter o restaurante no endereço ficou insustentável. Ele ficava na rua Jorge Coelho (quem vem da Faria Lima, virando na esquina do Octavio Café. O movimento era mais no almoço, por pessoas que trabalhavam na região. A noite era mais tranqüilo, o que deixava o restaurante maravilhoso...calmo e reservado.

Segundo o dono Edgard Louis Sader (filho do fundador) o fechamento é temporário, esperamos que realmente seja, afinal o Chocolamour é fantástico e vai fazer muita falta!



Aguardando o retorno!

Fonte: http://vejasp.abril.com.br/blogs/arnaldo-lorencato/2012/02/03/era-uma-vez-o-bambi/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Quem ama comer...


Concordo com a frase abaixo, afinal amo comer e tudo que vem junto: comida boa, companhias agradáveis e jogar conversa fora!




Imagem 'emprestada' do blog da Marília (http://mariliaontherocks.wordpress.com/)

domingo, 15 de janeiro de 2012

Receita da Semana - Pão de queijo

Hoje a receita vai ser de pão de queijo, afinal não tem nada mais gostoso do que um pão de queijo quentinho e fresquinho para comer!

A receita é super simples e direto de Minas. Aliás, uma curiosidade..dizem que o pão de queijo surgiu nas fazendas mineiras ainda no século XIX, ele foi popularizado em 1960 quando avançou para outros estados do Brasil e hoje em dia, presente até em outros países, através do pão de queijo congelado.

Para fazer o pão de queijo você vai precisar de:

1 copo de óleo
1 copo de leite
3 copos de polvilho azedo
3 ovos
100 g de queijo parmesão
sal a gosto

Primeiro, misturar o polvilho com o leite e depois acrescentar o óleo quente. Colocar os demais ingredientes e por último o queijo. Misture tudo até ficar homogêneo (fica grudando na mão) e fazer as bolinhas para assar e colocar em uma assadeira untada com manteiga. Uma dica é passar um pouco de óleo na mão para que a massa solte com mais facilidade.

Se não quiser assar toda a receita, faça as bolinhas de pão de queijo, coloque no congelador na assadeira. Quando estiver congelado coloque em saquinhos para assar a hora que quiser...tipo em uma tarde chuvosa!

Aproveite! huuummmmm

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mousse Cake - Campinas

Ontem fui tomar um café com uma amiga em lugar novo em Campinas, a Mousse Cake no Shopping Iguatemi. O café é uma franquia de Ribeirão Preto que chegou há pouco tempo em Campinas. É um ambiente gostoso que mesmo estando no meio do shopping se torna acolhedor.




É uma cafeteria com diversas opções de salgados, doces e cafés. Pelo cardápio vimos que tinha tostex, sanduíches, quiches e crepes. Muitas coisas da parte de salgados ainda não estavam funcionando. O croissant que comi estava muito bom e minha amiga pediu uma quiche de damasco com queijo que parecia boa também.

Mas a melhor parte é a sobremesa, pedi uma mousse pelo nome do lugar. Lá tem vários 'sabores' de mousses, como se fosse uma sorveteria. Uma delícia, eu pedi metade trufa tradicional e metade com choco chips. Outros sabores eram, com doce de leite, amêndoas, amendoim, branco e preto (eram inúmeros). Tinham também diversos bolos e tortas, todos com uma cara ótima...dá vontade de experimentar todos....huuummmm


Mousse

Quiche de Alho Poró
Fica a dica, vale a pena tomar um café com um doce! O preço é razoável, nem muito barato, nem super caro. Esse mousse, com dois sabores era R$ 9,60 e dá tranquilamente para dividir!

Mousse Cake
Av. Iguatemi, 777
19 3294 0295

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

El 4 Gats - Barcelona

Ainda no clima de férias, vou escrever sobre um restaurante que eu fui em Barcelona nas minhas últimas férias.

Um lugar que super recomendo para quem vai para a capital da Catalunya é o El 4 Gats, que fica no Bairro Gótico de Barcelona, próximo a Las Ramblas. Esse é o restaurante mais antigo de Barcelona, fundado em 1897, chamava a atenção pela presença de objetos de artes e o estilo refinado. Até hoje tem exposição de artes e concertos de piano.


Foi nesse restaurante, que em 1899 Picasso realizou sua primeira exposição. Ele era frequentador assíduo do restaurante, assim como outros artistas da época do movimento modernista e também o arquiteto Gaudí (responsável por quase 70% dos pontos turísticos de Barcelona, como Casa Batló, Sagrada Família, Parque Guell...possui um estilo muito próprio de cores fortes através dos mosaicos).

Picasso pagava suas contas com pinturas, assim até hoje estão nas paredes pinturas da época que artista vivia em Barcelona.

Esse restaurante aparece em Vicky Cristina Barcelona e também no livro A Sombra do Vento (Carlos Luiz Zafón, muito bacana..leitura envolvente).

Bom, depois de falar sobre o aspecto cultural vamos aos pratos, que são maravilhosos. Pedi a ensalada de queso de cabra con nueces garrapiñadas y membrillo, que é uma salada de folhas verdes com queijo de cabra e nozes caramelizadas...é sensacional, uma das melhores saladas que já comi. De prato principal comi um bacalhau com ratatouille que também estava uma delícia e a sobremesa foi um mousse de chocolate com frutas vermelhas, divino!

O preço para o jantar não é barato, porém no almoço (13h as 16h) tem o menú mediodías que sai por EUR 15 + 8% de taxa, inclui entrada, prato principal e sobremesas (no site tem o cardápio dos menus).




PS: Como eu ainda não tinha o blog quando fui lá, não me preocupei em tirar fotos, tive que pegar na internet.

El 4 Gats

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Receita da semana - Bolo Branco Gelado

Tinha prometido essa receita na semana passada, mas com as férias acabei me atrapalhando...mas aqui vai.


3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

1 vidro de leite de côco
1 lata de leite condensado
1 pacote de côco ralado

Modo de fazer


Bata as claras em neve e reserve. Depois bata a farinha, o açúcar, o leite, óleo e as gemas. Misture a massa com a clara e neve, acrescente o fermento e misture. Levar ao forno em forma untada.
Quando o bolo estiver pronto, fure-o com garfo e molhe-o com o leite de côco (misturar com um pouco menos da mesma medida de leite).
Para a cobertura, leve o leite condensado ao fogo com 1 colher de manteiga e um pouco de leite até que se forme uma consistência de brigadeiro mole e cubra o bolo. Por fim, coloque côco ralado por cima.

Embrulhe os pedaços em papel alumínio e coloque para gelar.


Bolo gelado (foto do Natal)

domingo, 8 de janeiro de 2012

Fábrica de Chocolate - Penedo, RJ

Na volta de Angra, uma das paradas foi em Penedo para comer chocolate!

Logo na entrada da cidade tem uma loja que vende chocolates artesanais de fabricação própria, é o Chocolate do Papai Noel (o chocolate da colônia finlandesa). A fábrica fica aos fundos da própria loja com uma vitrine de onde pode ser observado todo o processo de fabricação (quando eu fui estava parada).




Experimentei alguns na loja, uma barra de chocolate ao leite crocante, bombons de chocolate branco e preto, de ganache e....é o melhor chocolate que já comi na vida. Simplesmente fantástico!


A parada durou 15 minutos no máximo, mas foi o suficiente para me apaixonar pelo chocolate e conhecer um pouquinho da cidade, que tem um ar europeu e é uma graça. Na rua principal tem dezenas de restaurantes que parecem ser ótimos. Tudo isso serviu para que eu ficasse com vontade de passar mais tempo lá.

Pesquisando para escrever o post, descobri que Penedo é a principal (ou a única) colônia finlandesa do Brasil. Lá existem 3 fábricas de chocolates que podem ser visitadas todos os dias, ou seja, é uma cidade para ser visitada pelos chocólatras.

Chocolate do Papai Noel
Rua das Velas - Penedo

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Angra dos Reis - Conversa Fiada

Ainda em Angra, outro restaurante maravilhoso que eu fui é o "Conversa Fiada", fica na Marina Verolme. O ambiente é de um boteco, no cardápio petiscos de botecos e pratos sensacionais. Pedimos todos de frutos do mar, afinal, mesmo com chuva, estávamos na praia.

Um dos pratos foi o Namorado a Belle Muniere (um peixe na manteiga com alcaparras, champignon e camarão, acompanhado de batatinhas assadas e arroz branco). Esse vou tentar fazer em casa, depois conto como ficou!


Outro prato pedido e muito elogiado foi o camarão empanado com arroz (com tomates e champignon). O camarão era empanado com pedaços de parmesão.


Não podia faltar na mesa o bobó de camrão que estava simplesmente maravilhoso, muito bem temparado, super bem feito...não dava para parar de comer. Sem falar no cheiro que era contagiante! e estava bonito!


E também teve um arroz de polvo com brocolis, que parecia estar ótimo! Quem comeu mais do que aprovou.


Das bebidas, chopps, diversos drinks e caipirinhas. A que estava sensacional era a caipirinha de caju, uma delícia!

O Conversa Fiada tem acesso pela Rio Santos, mas pelo que eu vi no site tem filiais no Rio de Janeiro (Tijuca, Leblon). Portanto, quem estiver visitando a cidade maravilhosa também pode experimentar todas essas delícias.

Conversa Fiada
Av. Winston Maruca, S/N Marina Verolme - Angra dos Reis - RJ
Tel: (24) 3361-3091