domingo, 11 de novembro de 2012

Inhotim

Hoje o post não será sobre um prato delicioso ou um restaurante bacana, mas sim sobre Arte. Dizem que a Arte é o alimento da Alma, então está tudo em casa.

Em uma viagem a trabalho vi uma reportagem no avião sobre Inhotim, um Instituto de Arte Contemporânea que fica em Brumadinho e quando tive oportunidade fui logo conhecer. Além de galerias  e obras de arte ao céu aberto, o parque é incrivelmente lindo. Os jardins e o paisagismo tem influência de Burle Max, tudo muito organizado, bonito e diferente.


Inhotim ocupa uma área de mais de 1 milhão de m² e era propriedade particular do empresário Bernardo Paz que idealizou o lugar e o transformou no Instituto que é hoje ao longo das décadas de 1990 e 2000. O acervo botânico do parque é incrível com 4.500 espécies de plantas e 5 lagos ornamentais. Além da constribuição social para região com a geração de mais de 1.000 empregos.

  

O mais interessante é que as obras de artes e galerias surgem durante o passeio de maneira despretensiosa, enquanto você caminha por um jardim se depara com uma escultura ao ar livre ou é direcionado para uma galeria. Nessas galerias, a arte é muito interativa, através de nossos sentidos: visuais, como uma casa totalmente vermelha (Cildo Mereilles); auditivos, 40 caixas de som espalhadas em uma sala cantada pelo coro da catedral de Salisbury (Forty Part Motet), cada voz saia em uma das caixas;



A gastronomia também é elogiada, são dois restaurantes, lanchonetes, cachorro quente, omeletes. Como estava com pouco tempo, almocei uma omelete em uma das lanchonetes, estava muito bem feita com alho-poró, queijo minas e champignon. E o preço justo. 

Enfim, o lugar é enorme, impossível de conhecer tudo em um dia só. A dica é chegar cedo para poder aproveitar bem o dia, o lugar tem vários restaurantes e tem áreas super agradáveis para descansar. Além disso, Inhotim é cheio de vibrações e energias positivas, vale a pena visitar com tempo.


Inhotim fica em Brumadinho a 58km de Belo Horizonte. Abre todos os dias, das 9h30 até as 16h30 e nos domingos e feriados fica até 17h30. No feriado a entrada inteira sai por R$ 28,00 para adultos. Não se paga estacionamento.
Para maiores detalhes, de visitas, como chegar, vale a pena visitar o site de Inhotim: http://www.inhotim.org.br/

Para chegar lá, você pode ir de ônibus desde o aeroporto, de táxi (parecem que cobram R$ 220,00) ou alugar um carro. No caminho não tem tantas placas, por isso vale se munir de um GPS e Google Maps. 
Para fazer o post, encontrei essa matéria no NY times, muito interessante:

Nenhum comentário:

Postar um comentário