terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bar da Dona Onça

O Bar da Dona Onça fica embaixo do Copan no centro (aquele prédio famoso desenhado pelo Oscar Niemeyer em formato de onda) e é uma delícia, tanto o ambiente quanto as comidas.

Lá são servidos pratos típicos do interior muito bem feitos e com um toque de sofisticação. O tempero é maravilhoso, o strogonoff de lá é uma delícia e ainda acompanha chips de mandioquinha, assim como o gnocchi e que tem um sabor muito especial...sem falar que a massa é do mesmo cheff do Pomodori (Jefferson Rueda, marido da proprietária a cheff Janaína Rueda).

No cardápio, destaco o arroz de bacalhau com ovo caipira, frango com quiabo, steak tartare, o picadinho de filet mignon, e ainda tem, para quem gosta, dobradinha, rabada...enfim, comidas bem típicas que são muito bem feitas! Ainda tem os petiscos, são servidas sopas e sanduíches. Aos sábados, tem a tradicional feijoada que faz o maior sucesso.

Quanto às bebidas, tem carta de vinhos, drinks e cervejas. As caipirinhas são especiais, tem uma de maracujá com tangerina que vale a pena experimentar.

E as sobremesas....huum, tem um mini churros com doce de leite que é sensacional. Os churros são servidos quentinhos e crocantes e à parte o potinho com doce de leite. O único defeito é que vem muito pouco, principalmente o doce de leite. Tem ainda o ‘trio elétrico’ – quindim, pudim e brigadeiro mole, mousse de chocolate com calda de frutas vermelhas...e muitas outras.


O lugar é todo decorado com o tema de onça e com quadros de lugares famosos do mundo com uma onça perdida. Em uma parede de lousa, o cardápio foi desenhado com giz pelo estilista Reinaldo Lourenço




http://www.bardadonaonca.com.br/
Avenida Ipiranga, 200 - Edifício Copan

PS: O Copan é um prédio tão famoso e antigo que tem até site (http://www.copansp.com.br/). É legal visitar o site, tem história sobre a construção e um pouco sobre a cidade de São Paulo, além de algumas fotos mais antigas e do período de construção. Gostei!

Fotos!

E aqui estão as fotos de algumas comidinhas do Natal:



Nos petiscos tem canapês de alho poró, grissinis de erva doce, nozes picantes e damascos com cream cheese (tudo feito em casa!!)

A segunda foto são os bolos gelados, vou deixar a receita na próxima segunda (agoraa segunda vai ser o dia de receita aqui no blog) e por último os docinhos já comentados, brigadeiros e camafeus (simplesmente maravilhosos).

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pavê de abacaxi

Mais Natal...uma das sobremesas do almoço do dia 25 foi um pavê de abacaxi, fácil de fazer, levinho para o verão e saboroso. Esse vale a pena deixar a receita.

Ingredientes
4 ovos
2 latas de leite condensado
2 latas de leite
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho

2 latas de abacaxi em calda

2 latas de creme de leite
4 colheres de sopa de açúcar
2 pacotes de bolacha champagne


Primeiro precisa fazer um creme (que é base de outros pavês), misturando 4 gemas, o leite condensado, o leite e o amido de milho (dissolver em um pouco de leite). Levar ao fogo médio, sempre mexendo até engrossar. Já deixar em uma travessa de vidro, uma camada de bolachas champagne (molhadas rapidamente na calda do abacaxi) e despejar o creme sobre as bolachas e montar mais uma camada de bolachas.

Em seguida, bater as claras em neve, adicionar o açúcar e misturar o creme de leite sem o soro (para retirar o soro, colocar a lata de creme de leite no congelador por 3h). Colocar o segundo creme na travessa, em cima da segunda camada de bolacha, e adicionar o abacaxi picado em cubinhos sobre o creme. Para um toque final, pode colocar raspas de chocolate branco.


Esse pavê pode ser adaptado para o chocolate, ao invés do abacaxi colocar raspas de chocolate meio amargo e molhar a bolacha em um licor com água (leve ao fogo para retirar o álcool).

Natal!

Ainda no clima de Natal vou começar a escrever sobre os pratos deste Natal.

Fomos para a praia esse ano e toda a ceia foi preparada em casa, desde os grissinis (aqueles palitinhos salgados de aperitivo) até o camafeu da sobremesa. A idéia aqui é passar algumas dicas (e receitas) de pratos para serem feitos em casa!

Na noite do dia 24 foi servido o tradicional peru (de tradicional só não tinha o tamanho - 12kg!!!), tender com molho de framboesa, maionese com uva passa e mça verde, arroz com amendôas e champagne, purê de castanhas portugueas, vinagrete de morango. De entrada teve damasco seco com cream cheese, canapé de alho poró, grissini com erva doce.

As sobremas (huummm): bolos gelados de coco, chocolate e laranja, camafeu, brigadeiro e salada de frutas vermelhas com creme de merengue (alguns deles na versão diet para quem não pode comer açúcar - com leite condensado diet, chocolate gold, etc).

Estava tudo uma delícia, mas como já dito na 'Maria Brigadeiro' - a vida é curta, vamos começar pela sobremesa. A salada de frutas vermelhas foi super fácil de fazer e ficou ótima: tinha morango, framboesa, maçã e vinho moscatel. Para o creme de merengue foram batidas claras em neve com açúcar (1 colher de açúcar para cada clara em neve) com creme de leite (para 4 claras em neves, foi uma lata de creme de leite, sem o soro).

Esse creme, que é a base do merengue, deu um toque especial na salada de fruta. Para fazer o merengue, é só colocar suspiros (mais fácil comprar do que fazer, porque é difícil acertar o ponto no forno) esse creme e morangos, fazendo várias camadas. Pode ser feito em uma única travessa ou em várias taças. O brigadeiro também ficou uma delícia, foi feito com chocolate em barra meio amargo (ao invés de colocar nescau, colocar o chocolate em barra ou o chocolate do padre)...com aquele granulado chatinho! huuummm

Ainda não passei as fotos para o computador, assim que passar já coloco aqui!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vamos para a praia!

Hoje o tema é fora de SP, vamos para Jaguariúna, a 130km da capital!!

Fui até lá pela primeira vez ainda criança e a única lembrança que eu tinha era que parecia um restaurante literalmente na praia. É assim o Bar da Praia, com a decoração típica de restaurantes ‘pé na areia’. O ambiente é rústico e as paredes são forradas de esteiras, conchas penduradas, peixes de madeira, cercas de bambu, réplicas de barcos e muito verde...é uma gracinha e super natureza!


 Lá são servidos todos os pratos típicos da culinária litorânea, principalmente a base de pescados marinhos. A caldeirada é uma ótima opção para quem é fã de frutos do mar, super bem feita e muito saborosa, suficiente para 3 a 4 pessoas (tem uma caldeirada menor também). O camarão gratinado com requeijão é uma boa pedida para quem gosta da combinação, o abadejo com molho de camarão também é ótimo! Todos os pratos são bem servidos e muito bem preparados.

No site do restaurante, a informação é que de cinco a oito mil pessoas freqüentam o Bar da Praia no mês. Por isso, é bom tentar fazer uma reserva antes (confesso que não sei se existe reservas), ou ir com a consciência da espera. Na rua do restaurante tem uma boa estrutura para longas esperas, um anexo com mesas onde é possível pedir bebidas e petiscos.

O ruim de lá é sair e não ver a praia nem o mar, e ainda por cima ter que pegar estrada para voltar para casa! Ainda assim é um ótimo almoço de final de semana.

O preço é justo pelo tamanho dos pratos, em geral são para 2 ou 3 pessoas! Vale muito a pena, além da ótima qualidade!
Bar da Praia www.bardapraia.com.br / @bardapraiarest
Rua Alexandre Marion, 364 - Jd. Dona Luiza - Jaguariúna/SP
telefone (19) 3867-5200

PS: Como as minhas férias estão quase chegando vou escrever mais sobre praia! Para entrar no clima do verão ... e também para ver se chegam mais rápido!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Paris 6!

Hoje resolvi escrever sobre o Paris 6, provavelmente vou chover no molhado para falar dele....deve ser tema de 90% dos blogs de gastronomia, pois o lugar é simplesmente apaixonante! Você se sente em Paris, mesmo se nunca ter estado lá...é o típico bistrô/café parisiense que aparecem nos filmes.

Para começar, o ambiente é uma graça, muito aconchegante e você respira cultura (tem inúmeros quadros que decoram o local e estão à venda). A casa é 24h, sendo frequentado no café da manhã, almoço, chá da tarde, happy hour, jantar...ou um drink com os amigos a qualquer hora.

O Paris 6 apóia diversos eventos de arte e cultura, principalmente através do Twitter, promovendo promoções para ganhar ingressos de peças de teatro, descontos para o café da manhã, na semana do aniversário.... É um dos restaurantes mais integrado às redes sociais.




Bom, e a comida...ela está a altura do lugar. Sempre que fui lá, fui para jantar....Sendo assim, um dos pratos que eu adoro o "Ana Carolina" - filé de peixe branco, empanado com molho de alcaparras e batatas.. o prato é levinho e muito saboros...mas o meu preferido, de comer rezando, é o "Mariana Ximenes" - agnelotti de brie com parma, molho de creme de leite, tomate, champignon, amêndoas e parmesão....um combinação maravilhosa! (uma pena que não encontrei uma foto desse prato)


Outro prato sensacional, é o "Chris Torloni" um risoto de champignon com azeite trufado...incrível. Tem um sabor forte, mas é uma delícia!
"Chris Torloni"


Ah! Uma curiosidade..os pratos levam nome de atores, cantores, jornalistas que freqüentam o bistrô e elegem ou sugerem seus pratos favoritos. Diversos atores e comediantes de stand-up são figurinhas recorrentes no Paris 6.

Enfim, o lugar é incrível e a comida também! Ótimo para ir com amigos, de casal, família...e a qualquer hora do dia. Eu só fui para jantar, mas estou louca para o café da manhã...quero ir!!

O lugar é carinho, mas vale muito a pena!

www.paris6.com.br / @paris_6
Rua Haddock Lobo, 1240

sábado, 17 de dezembro de 2011

Barbolla

Escondido em uma das ruas do Morumbi está o Barbolla, um barzinho diferente e inspirador que toca mpb e tem uma decoração toda diferente. Um pouco mística, um pouco praiana...

O Barbolla fica em um sobrado e as mesas são distribuídas entre as diversas 'salas' da casa, com isso sempre temos a sensação de estar em um lugar pequeno e exclusivo. O ambiente é realmente o ponto forte do lugar, muito diferente e é todo bonitinho, por isso resolvi escrever sobre um bar em um blog que seria de gastronomia. Escolhi algumas fotos de lá:



Sendo assim, vamos às comidas, tem a típica de qualquer barzinho, escondidinhos, com porções de bolinhos, pastéis, petiscos e tudo mais. Além disso, tem também pratos para jantar....quando fui lá, fiquei com as porções. Quanto às bebidas, as tradicionais cervejas, cervejas importadas, caipirinhas e uma ampla carta de vinhos.

Além disso, tem música ao vivo, sem atrapalhar a conversa. O foco é mpb, em cada uma das salas fica um músico, são vários ao mesmo tempo que se revezam entre as salas. Um toque especial!

Ele fica em uma rua no Morumbi difícil de chegar para quem não conhece, por isso se você não tiver um GPS é uma boa estudar muito bem o caminho! Já fui duas vezes lá, e quero voltar outras!



"Num pequeno sobrado no Morumbi, encontra-se hoje, uma ilha intimista de paz e tranquilidade (...)" Barbolla

http://www.barbolla.com.br/
Rua dos Três Irmãos, 460 - Morumbi

domingo, 11 de dezembro de 2011

Bella Padaria

padaria - sf (lat vulg *panataria) 1 Estabelecimento onde se fabricam ou vendem pães

Essa definição do dicionário deveria ser alterada para as padarias que existem no Brasil, mais especificamente em São Paulo...hoje, em muitas delas, vender pão é um mero detalhe.. é mais uma das infinitas coisas que se pode comprar e comer em uma padaria. Eu adoro uma padaria, sempre com coisas gostosas de dar aguanaboca!

Um ótimo exemplo desse novo conceito de padaria é a Bella Paulista, que fica próxima à avenida Paulista. Ela é a típica "padaria gourmet", um modelo brasileiro a ser exportado para outros países sob o nome de Brazilian Bakery. Nesse tipo de padaria além dos pães, é possível almoçar, jantar e até fazer um happy hour. Na Bella Paulista tem um mini mercado, com uma adega de vinhos inclusive.

A Bella Paulista fica aberta 24h e atende a todos os públicos. Lá é possível comer uma pizza 4 queijos às 4h da manhã, ou tomar uma sopa! Inúmeros sanduíches que servem tranquilamente duas pessoas, com nomes de bairros de sp....pratos de carnes, aves, peixes...enfim, tudo que você imaginar. E sempre uma delícia, acho que nunca comi algo lá que não gostei.

O melhor de lá, tirando as pizzas, sanduíches, e etc é o brownie de chocolate...é simplesmente maravilhoso... tem uma cobertura de chocolate mesclado, molhadinho...huumm. É servido com sorvete ou você pode pegar só o brownie (eu prefiro!). E o mais legal, eles disponibilizam a receita no site, eu ainda não tentei fazer...mas não parece ser difícil.(http://www.bellapaulista.com/blog/)

Brownie da Bella Paulista: Irresistível
O único ponto negativo é que lá vive cheio, a qualquer hora do dia...as mesas são muito grudadas e fica um pouco barulhento. Mas vale a pena pela comida e pela praticidade! Também fazem entregas, funciona bem..mas peça com antecedência porque costuma demorar cerca de 1h.

www.bellapaulista.com / @bellapaulista
Rua Haddock Lobo, 354 - Cerqueira Cesar
.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Mais árabe...

Ainda no espírito árabe, hoje resolvi escrever sobre o Pita Kebab. Um lugarzinho em Pinheiros onde a especialidade são os kebabs, que nada mais são do que carne grelhada bem temperada (pode ser kafta, frango, cordeiro) enrolada em um pão parecido com o sírio só que mais fino. Tudo isso somado a um molhinho (em geral o tahine, que é uma base de pasta de gergilin temperada) e algumas folhas.

É possível também pedir o kebab no prato, uma boa opção para quem está com um pouco mais de fome e não quer se lambuzar tanto (sim, o kebab enroladinho faz a maior sujeira precisando de muitos guardanapos).

No prato ele é servido acompanhando de uma saladinha temperada com um molho levemente adocicado que dá um toque especial, nesse caso o pão sírio é servido à parte junto com homus e coalhada seca. Acaba sendo uma mistura de aperitivo, por causa dos pãezinhos, com um prato normal de carne e salada.  Lá tem todas as outras especialidades árabe no cardápio, agradando a todos.
No cardápio de bebidas, além das cervejas tradicionais, tem algumas cervejas importadas, como Guiness, Wexfor Irish Cream Ale, Newcastle, Old Speckled Hen, Norteña, Quilmes. Tem também caipirinhas, vinhos, etc.

O lugar é bastante descontraído, encontrando todos os estilos! O preço é bem justo, você não se arrepende de ir até lá! O lugar é uma ótima opção quando você quer comer algo gostoso, diferente e rápido. Lá também é legal ir com os amigos, como um barzinho, para bater papo e petiscar algo!



Pita bar & kebab
Rua francisco leitão, 282
Pinheiros


PS: Pensando tanto no kebab, comida árabe ... e tal..que hoje não resisti e pedi esfihas do Arabia Express para não ter que sair de casa nesse tempo horroroso. Fiz o pedido pelo www.ifood.com.br ....fantástico site de pedir comida...você entra e faz tudo pela internet, sem precisar falar com ninguém! (hoje ele ficou ainda melhor depois de alguns desentendimentos no telefone com dois lugares)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tradição de família

Minha família por parte de mãe é de origem libanesa. Aprendi desde pequena a comer especialidades árabes: esfihas, kibe, coalhada seca, homus, kafta, arroz sírio..huuum. Por isso, resolvi escrever um post sobre a culinária libanesa.

Em São Paulo tem alguns lugares que valem a pena conhecer. Um deles é o restaurante Bambi, restaurante tradicional desde 1951...o lugar é agradável, a comida deliciosa e sofisticada. Há sempre um piano que torna o ambiente alegre e animado.

Fatos curiosos: foi lá que foi inventado o Beirute, quando um cliente pediu um bauru e por não ter pão francês foi feito no pão sírio e batizado com o nome da capital do Líbano e terra natal do dono do restaurante. Foi lá também que foi criado o Chocolamour, fantástica sobremesa com sorvete de chocolate, farofa doce, chantili e calda de chocolate quente..vejam se não dá água na boca:



http://bambirestaurante.com.br/#/principal
Rua Jorge Coelho, 162 - Itaim

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tudo começa com Pizza!!

Esse é o primeiro post! Resolvi criar um blog para falar sobre algo que eu gostasse muito e encontrei um tema que é interessante, divertido e delicioso: um blog para falar sobre restaurantes, gastronomia, e tudo relacionado ao prazer de comer.

Como primeiro post, resolvi falar de PIZZA. Deliciosa e sempre uma ótima pedida para qualquer momento, seja ele formal ou informal. A pizza como conhecemos hoje tem sua origem no sul da Itália (alimentos semelhantes tem origem nas civilizações mais antigas: egípcia, grega e romana). Ela é o resultado do aperfeiçoamento da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitonas e queijo a“cavalo” que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles. A primeira pizzaria que se tem notícia é a Port'Alba que ficava em Nápoles em 1830...

A pizza chegou no Brasil através dos imigrantes italianos, as primeiras pizzas comercializadas foram em São Paulo no bairro do Brás. Hoje é considerada parte da cultura brasileira, tendo conquistado todas as regiões do país. Desde de 1985, comemora-se o dia da pizza em 10 de julho.
No último final de semana fui à Veridiana do Jardins. O lugar é maravilhoso tem um piano de cauda sob um palco suspenso de cristal, um grande espelho d'água, possui um mezanino e uma parede em pedra muito bem decorada com samambaias. A pizza estava fantástica, pedimos metade Della Nonna (fatias fininhas de calabresa artesanal com queijo) e Mozzarella e Palmito. O molho de tomate e a massa, que fazem a granda diferença na pizza, são simplesmente maravilhosos. Além do mais, lá não costuma ter longas filas de espera, o que a torna uma boa opção para as agitadas (e lotadas) noites de São Paulo.

Costumo dizer que a Veridiana não é uma pizzaria, e sim um restaurante de pizza.

Fica a dica!

Rua José Maria Lisboa, 493 - Jardins
Tel.: 11 3559-9151

(Ainda não estou muito familiarizada com os recursos do blog, mas é questão de tempo, tenham paciência!)