segunda-feira, 23 de julho de 2012

Receita: Risoto de Damasco com Brie

Você vai precisar de:
2 xícaras de arroz arbóreo 
150g de damascos secos picados em cubos
125g de queijo brie picado em cubos
1 cebola pequena picada 
80 g de queijo ralado 
250 ml de vinho branco seco 
1 tablete da caldo de legumes 
2 colheres de sopa de manteiga 

Como fazer:

Coloque os damascos picados em um recipiente e cubra com o vinho. Frite o arroz com a cebola picada na manteiga. Quando perceber que o arroz deu uma leve grudada no fundo jogue o vinho branco (aquele do damasco). Quando o vinho estiver quase seco, acrescente o caldo de legumes e água quente. Ponha o suficiente para cobrir o arroz e mais um pouco. Continue mexendo e vá acrescentando a água. Quando estiver quase aldente, abaixe o fogo, coloque os damascos  e o brie e volte a mexer. Desligue o fogo, adicione o queijo ralado. Tampe a panela e deixe descansar por uns 3 minutos.

Aproveite!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Curso de Culinária Italiana

Vou contar um pouco do curso que fui fazer de culinária italiana. Sempre tive vontade de conhecer como são os cursos e daí vi uma promoção nesses sites de vendas coletivas e resolvi fazer.

Foi um sábado, cerca de 6h, super rápido para aprender tudo, mas ótimo para aprender algumas coisas básicas. O foco foi principalmente nos molhos, aprendemos a fazer o molho napoletano, funghi, carbonara entre outros. Meu grupo ficou com o molho napoletano, no começo queria um molho mais diferente, mas depois vi que seria ótimo aprender a fazer um bom molho de tomate. Afinal não tem quem não goste, é saúdavel e amigo das dietas. Mas aproveitei para aprender direitinho o molho funghi seco que eu eu amo e não tinha idéia de como cozinhar com o funghi.

Outras dicas interessantes foram relacionadas às massas, fizemos a massa fresca e aprendemos a cortar nos diferentes formatos: capeletti, ravioli, mezzaluna. Fazer a massa não é difícil, o problema é que hoje em dia não temos tanto espaço em casa para fazê-las e apesar de fácil, fazem a maior sujeira. No curso fizemos a massa com farinha e ovo, aprendi que a massa pode ser feita somente com água...ela vai ser mais rica de acordo com os ingredientes utilizados. Outra coisa que não sabia e aprendi lá foi que nunca se coloca sal na massa, somente no molho...nem para cozinhar o macarrão quando compramos em casa. Para se ter uma noção em relação a quantidade, calcule de 80 a 100 gramas de macarrão cru por pessoa.



Uma dica bacana também, é fazer ravioles ou outras massas recheadas com a massa de pastel comprada, segundo o chef do curso isso é muito utilizado nos restaurantes e o resultado final é ótimo! Ou seja, é uma boa dica se você quer fazer a massa pelo recheio, mas não quer sujar sua cozinha inteira de farinha.

Vou deixar aqui a receita do molho napoletano e as quantidades para fazer a massa:

Molho Napoletano
100ml de azeite
50g de alho picadinho
800g de tomate sem pele e sem semente cortado em cubos pequenos
Manjericão
Orégano
Molho ao sugo
Sal e pimenta do reino

Refogar o alho no azeite, acrescentar o tomate. Quando estiver bem apurado colocar o orégano, manjericão, o molho e temperar. Daí é só servir!

Massa
Para 1kg de farinha de trigo de 8 a 9 ovos. Amassar até obter uma massa lisa e homogênea.

O chef do curso tem algumas receitas em um blog, todas que eu olhei achei boa de fazer...sem ingredientes muito dificeis de se achar! Estão todas separadas por países.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Receita Brigadeirão

Faz tempo que não escrevo aqui, mas vou voltar ... como retorno vou colocar aqui a receita do brigadeirão que minha mãe faz e é incrível! E o melhor fácil de fazer.
Fica a dica para a sobremesa!


Brigadeirão

2 latas de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 xícara de 200 ml (mais ou menos) de chcolate em pó
1 colher rasa de manteiga
4 ovos
Bater tudo no liquidificador.
Colocar em uma assadeira redonda, untada com manteiga e chocolate em pó. Assar em banho maria. Quando estiver firme, deixar esfriar e desenformar, finalizar com granulado e colocar na geladeira. O ideal é servir frio.

PS: Para variar não tenho foto, peguei essa que é bem parecido com o que minha mãe faz no google, só para abrir o apetite....