quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tradição de família

Minha família por parte de mãe é de origem libanesa. Aprendi desde pequena a comer especialidades árabes: esfihas, kibe, coalhada seca, homus, kafta, arroz sírio..huuum. Por isso, resolvi escrever um post sobre a culinária libanesa.

Em São Paulo tem alguns lugares que valem a pena conhecer. Um deles é o restaurante Bambi, restaurante tradicional desde 1951...o lugar é agradável, a comida deliciosa e sofisticada. Há sempre um piano que torna o ambiente alegre e animado.

Fatos curiosos: foi lá que foi inventado o Beirute, quando um cliente pediu um bauru e por não ter pão francês foi feito no pão sírio e batizado com o nome da capital do Líbano e terra natal do dono do restaurante. Foi lá também que foi criado o Chocolamour, fantástica sobremesa com sorvete de chocolate, farofa doce, chantili e calda de chocolate quente..vejam se não dá água na boca:



http://bambirestaurante.com.br/#/principal
Rua Jorge Coelho, 162 - Itaim

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tudo começa com Pizza!!

Esse é o primeiro post! Resolvi criar um blog para falar sobre algo que eu gostasse muito e encontrei um tema que é interessante, divertido e delicioso: um blog para falar sobre restaurantes, gastronomia, e tudo relacionado ao prazer de comer.

Como primeiro post, resolvi falar de PIZZA. Deliciosa e sempre uma ótima pedida para qualquer momento, seja ele formal ou informal. A pizza como conhecemos hoje tem sua origem no sul da Itália (alimentos semelhantes tem origem nas civilizações mais antigas: egípcia, grega e romana). Ela é o resultado do aperfeiçoamento da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitonas e queijo a“cavalo” que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles. A primeira pizzaria que se tem notícia é a Port'Alba que ficava em Nápoles em 1830...

A pizza chegou no Brasil através dos imigrantes italianos, as primeiras pizzas comercializadas foram em São Paulo no bairro do Brás. Hoje é considerada parte da cultura brasileira, tendo conquistado todas as regiões do país. Desde de 1985, comemora-se o dia da pizza em 10 de julho.
No último final de semana fui à Veridiana do Jardins. O lugar é maravilhoso tem um piano de cauda sob um palco suspenso de cristal, um grande espelho d'água, possui um mezanino e uma parede em pedra muito bem decorada com samambaias. A pizza estava fantástica, pedimos metade Della Nonna (fatias fininhas de calabresa artesanal com queijo) e Mozzarella e Palmito. O molho de tomate e a massa, que fazem a granda diferença na pizza, são simplesmente maravilhosos. Além do mais, lá não costuma ter longas filas de espera, o que a torna uma boa opção para as agitadas (e lotadas) noites de São Paulo.

Costumo dizer que a Veridiana não é uma pizzaria, e sim um restaurante de pizza.

Fica a dica!

Rua José Maria Lisboa, 493 - Jardins
Tel.: 11 3559-9151

(Ainda não estou muito familiarizada com os recursos do blog, mas é questão de tempo, tenham paciência!)